Meus estudos com a deficiência visual

Imagem em tom acinzentado ao fundo. Eu estou de macacão vinho e jaleco branco segurando o Guia Alimentar para a População Brasileira lendo com uma lupa.Estou aqui pensando em como começar este assunto. São tantos anos estudando... Estamos em Setembro de 2023 e atualmente eu tenho 36 anos. 

Então, contando que desde os 6 anos estive em contato com estudos, lá se vão 30 anos. 

Lembro vagamente que minha irmã, quando eu tinha meus 4 anos de idade, me ensinou a escrever meu nome, nome dos meus pais, irmãos, etc. numa lousa em casa, 

Fui alfabetizada e estudei em escola regular. Lembro que a escola tentava ao máximo me dar recursos de acessibilidade, mas para aquela época, com nada ou pouquíssima tecnologia era bem difícil. 

Lembro que em uma prova de Português da 1ª série (hoje seria o segundo ano) em 1994, a professora teve que escrever toda a prova a mão, porque ela havia feito a prova em um computador e não tinha como aumentar a letra, ou pelo menos ela não conhecia esse recurso. Lembro também que algumas colegas de sala de aula me emprestava o caderno para copiar a matéria em casa, ou eu sentava bem pertinho do quadro negro para copiar.

Também, eu usava lupa de mão, aliás, eu uso até hoje. Até pouco tempo eu tinha a minha favorita que eu uso desde meus 11 anos. Agora tenho só a lente. A armação quebrou... 

Assim foi todo o período na escola. Já na faculdade, durante a graduação e o mestrado, não foi muito diferente. Já nos anos 2000 com um pouco mais de tecnologia, as aulas eram ministradas em projetor de imagem e eu pedia para os professores a aula pronta um dia antes e eu imprimia em casa. Assim eu acompanhava as aulas, e aquelas aulas que eram feitas no quadro, eu copiava dos colegas quando eles desocupavam seus cadernos.

Ler livros impressos sempre foi uma luta. Eu lia com lupa, chegava doer o pescoço, mas vida seguiu. Atualmente com os livros digitais, comprei um tablet e dali tenho acessibilidade em aplicativos de leitura de livros digitais.

Aqui eu conto a minha realidade. Tive grandes oportunidades e recursos para tornar meus estudos mais acessíveis, mas confesso que foi um desafio, pois da época que comecei meus estudos para cá, muito mudou e melhorou com relação à acessibilidade. Infelizmente, nem todos ainda podem tê-la, mas já vemos luz nesse caminho.

Você que está lendo é uma pessoa com deficiência ou conhece alguém? Conte aqui nos comentários como foi o processo de alfabetização e estudos para nós. Cada experiência é única e merece ser compartilhada.

Ah! Sigam-me no Instagram: @taizsiqueira.nutricionista

Aguardo vocês lá também.

Beijos. Até mais!