Hoje em dia, muito tem se falado sobre alimentos saudáveis, alimentos “vilões” e “mocinhos”, e o que pode e não pode comer. Vemos também anúncios e postagens em redes sociais dizendo o que seria o “certo” e o “errado”.
Pois bem, eu costumo dizer que a melhor forma de entender a classificação dos alimentos é seguir as orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira, o qual é um material publicado pelo Ministério da Saúde em 2014 e tem como principal objetivo ser um instrumento em prol de promover a alimentação adequada e saudável para todos os brasileiros.
Assim, o Guia Alimentar divide os alimentos em grupos:
Alimentos in natura ou minimamente processados
Alimentos in natura – são alimentos vindos diretamente das plantas ou animais sem passar por nenhum processo para serem consumidos, como os frutos, as folhas, ovos e leite
Alimentos minimamente processados – são aqueles alimentos in natura que antes de serem adquiridos, passaram por alguma transformação simples, como por exemplo, frutas descascadas e cortadas, cortes de carnes resfriadas ou congeladas, farinhas de grãos ou tubérculos como farinha de arroz, farinha de mandioca, etc.
Óleos, gorduras, açúcar e sal – São os produtos retirados de alimentos in natura ou da natureza e usados para temperar, cozinhar os alimentos e fazer preparações culinárias
Alimentos processados – são os alimentos que receberam apenas adição de sal ou açúcar em sua fabricação. Alguns exemplos: legumes (ervilha ou milho) em conversa, frutas (pêssego ou ameixa) em calda, etc.
Alimentos ultraprocessados – são aqueles que durante a sua fabricação receberam vários tipos de tecnologias e ingredientes que em sua maioria só tem uso industrial, como: refrigerantes, biscoitos recheados, “salgadinhos de pacote”, “macarrão instantâneo”, etc.
Agora que vocês conhecem os grupos, qual é o principal caminho para escolher os alimentos saudáveis?
"Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados."
