Pular para o conteúdo principal
A Deficiência Visual e eu

😀 Oi, tudo bem com vocês? Antes de escrever sobre os conteúdos do blog, eu vou me apresentar.
Meu nome é Taiz, sou branca, de olhos escuros, cabelo liso, castanho e de estatura média.
Tenho deficiência visual (baixa visão) desde o nascimento com diagnóstico de catarata congênita e uma massa tumoral no fundo do olho direito. Meu olho esquerdo tem atrofia, chamada de microftalmia (é um olho muito pequeno que não se desenvolveu durante a gestação).
Logo que nasci, na cidade de Dourados-MS na década de 80, onde recursos médicos eram precários, os médicos detectaram logo no segundo dia de vida e já falaram com meus pais para procurarem recurso fora do estado, e assim eles fizeram.
Operei o olho direito aos dois meses de vida com o médico Dr. Remo Suzana Jr. na cidade de São Paulo, o qual durante a cirurgia retirou o cristalino opaco com catarata, a massa tumoral do fundo do olho e o vítreo. Todo esse processo possibilitou que eu passasse a enxergar um pouquinho 😉.
Atualmente tenho baixa visão no olho direito com glaucoma, aniridia (ausência da íris) e na retina já foi feita fotocoagulação para não acontecer seu descolamento.
O olho esquerdo, como eu contei, é atrofiado, então tenho cegueira total e uso prótese ocular para fins estéticos.
Aos cinco meses de idade, eu comecei a usar óculos (18 graus). Aí com quase dois anos, o grau foi para 12 e aos 12 anos de idade, comecei a usar em torno de 5,5 a 6 graus mais 0,5 de astigmatismo. Meus óculos são para dar amplitude às coisas. Uso lupa de mão e recursos tecnológicos do celular e computador para enxergar letras pequenas, não precisando de ferramentas de audiodescrição.
Resumidamente, a minha história com a deficiência visual começou assim!
Logo logo eu volto aqui e conto mais sobre mim.
Beijo a todos!
Ah! Sigam-me no instagram: @taizsiqueira.nutricionista
Aguardo vocês lá também.