A escolha pela Nutrição

 

Na foto, sou eu, Taiz, no dia da minha colação de grau. Estou de beca preta e na época os meus cabelos eram compridos e loiros.

Olá, tudo bem com vocês? 😅

Vou contar um pouco de como escolhi minha profissão.

Durante o Ensino Médio, pesquisei sobre as profissões e sempre me identifiquei com as áreas de biologia e Química na escola. Fui lendo, lendo e lendo e... descobri primeiro o curso de Engenharia de Alimentos, porque eu já achava muito curioso entender sobre os alimentos, sua composição, características e por aí vai.

Mas nessas lidas e lidas sobre a profissão, barrei na física e matemática da engenharia.

Sempre fui dedicada nos estudos, mas tinha mais dificuldade nas Exatas do que nas Biológicas. Então desisti de Engenharia de Alimentos e comecei a ler sobre Nutrição.

Achei tudo muito interessante: as áreas de atuação, o que se estudava, e tal. Também li que a Nutrição era uma das profissões do futuro e logo pensei: “vou ficar rica” (risos)...

Sempre tive problemas com o controle do peso, aí logo associei que se eu entendesse sobre se alimentar corretamente, eu seria uma pessoa mais magra. Mal eu sabia que ter sobrepeso e obesidade vai além de conhecer sobre uma alimentação saudável, uma vez que essas doenças têm várias causas e consequências que merecem toda a atenção.

Bingo! Aos 17 anos, escolhi minha profissão. Terminei o Ensino Médio e logo entrei na graduação de Nutrição na Universidade Católica Dom Bosco em Campo Grande-MS. Estudei muito e estudo até hoje. É uma linda profissão que precisa de atualização contínua, empatia, responsabilidade e seriedade para exercer.

Terminei a graduação e em seguida entrei no Mestrado em Ciências da Nutrição, o qual fiz em João Pessoa-PB, na Universidade Federal da Paraíba. Conheci e fui acolhida por pessoas incríveis e que me fez ter mais certeza da minha escolha.

Desde então, nunca fiz outra coisa na vida profissional a não ser me dedicar à Nutrição, atuando sempre na área acadêmica como docente em instituições públicas e privadas, pesquisadora e técnica de laboratório. Atualmente me dedico a estudar sobre Nutrição Inclsusiva e Saúde Coletiva, áreas que trabalho como nutricionista atendendo indivíduos e coletividades.

É muito bom trabalhar e estudar com o que gosta. É o que me motiva e o que não me faz desistir!