O que é e por que escolhi Nutrição Inclusiva?

Imagem com fundo cinza. Com desenho de um prato de refeição e talheres de cor branca, com duas mãos segurando. Ao centro do prato, várias pessoas diferentes, representando a diversidade.

Olá, tudo bem com vocês? Estou ansiosa para começar a escrever mais sobre Saúde, Alimentação e Nutrição, mas antes eu preciso contar para vocês o porquê eu escolhi estudar e trabalhar com Nutrição Inclusiva.

Parafraseando uma de minhas inspirações neste tema, a professora Úrsula Viana, professora da Universidade Federal Fluminense, a Nutrição Inclusiva é uma forma que o nutricionista tem para exercer sua profissão a fim de facilitar o acesso à saúde, diminuir as barreiras e garantir os direitos das pessoas em vulnerabilidade social na área da Alimentação e Nutrição.

Mas, e aí? Vocês sabem quais são as pessoas que estão no grupo de vulnerabilidade social? São aquelas pessoas que têm chances maiores de vivenciarem a exclusão social, por serem colocadas à margem da sociedade por algum motivo, e algumas dessas pessoas são: pessoas com deficiência, a população LGBTQIA+, os povos originários e de comunidades  tradicionais - indígenas, quilombolas, povos de terreiro e de matriz africana, ribeirinhos, ciganos e outros, pessoas analfabetas, jovens que vivem em acolhimento institucional, pessoas em situação de  rua e assentamento; migrantes, refugiados e pessoas privadas de liberdade.

Onde entra a Nutrição nesses grupos? Ora, vou te dar alguns exemplos: um paciente analfabeto, como vai ter acesso às orientações nutricionais? O nutricionista precisará orientar com fala ou em desenho. Uma pessoa com cegueira não vai seguir a orientação de ler o rótulo dos alimentos para fazer suas compras. Então o nutricionista precisará orientá-la a buscar recursos tecnológicos como os do celular, ou então pedir auxílio para alguém ler este rótulo para ela.

Precisamos sair do óbvio e pensar as diversas maneiras que podemos levar informação, saúde, alimentação e nutrição para todas as pessoas. Todos merecem equidade, respeito, autonomia, acessibilidade. Somos indivíduos únicos e plurais.

Eu, particularmente, adoro ser criativa, gosto de ver todos com as mesmas oportunidades e isso uniu ao fato de eu ser uma pessoa com deficiência visual. Pronto! Deu “match”! Atuando com Nutrição Inclusiva, eu consigo unir minhas experiências e desafios pessoais com os profissionais e levar os temas da Saúde, Alimentação e Nutrição para todos, principalmente para aquelas pessoas que pouco tem oportunidade de saber e se informar do que é verdade, ético e científico.

Espero que vocês me acompanhem por aqui e pela meu perfil no Instagram: @taizsiqueira.nutricionista

Até logo!